Sobre Nós

Objetivos do Ganesh

Ganesh, ou Ganesha, é um dos deuses mais venerados do hinduísmo, referido como "Destruidor de Obstáculos" e "Mestre do Intelecto". Inspirados por essa divindade e pela crescente importância da Segurança da informação no contexto atual, alguns estudantes do ICMC, da USP, decidiram criar um grupo extracurricular na área.

Por meio do estudo e do desenvolvimento de técnicas e algoritmos voltados para a segurança de sistemas computacionais e redes de computadores, o grupo visa o aprendizado, difusão e troca de conhecimentos e experiências entre os membros.

Além disto, o grupo também visa a integração e interação com outros grupos externos à Universidade, bem como a difusão de suas experiências e conhecimentos junto a comunidade externa por meio de atividades, minicursos e palestras.

Ganesha God

Organização do Grupo

Com a sua fundação dada formalmente em 2017, o Ganesh é organizado em Frentes de Estudos e Pesquisa, tendo atualmente as seguintes frentes ativas: Criptografia, Redes e Pentesting, Engenharia Reversa, Segurança Web e Hardware Hacking.

Desta forma, fica ao critério dos membros decidir quais dos temas possui mais interesse e participar das diversas reuniões semanais que ocorrem durante o semestre letivo.

Por fim, o grupo permite a participação de pessoas não vinculadas à USP como colaboradores, permitindo sua participação nas demais atividades e possui uma estrutura bastante flexível e horizontal que pode ser vista com mais detalhes no nosso Estatuto de Regras.

Quero me tornar Membro!

Para se tornar um membro do Ganesh, o unico pré-requisito é a participação ativa do PIng (Processo de Ingresso) que ocorre no decorrer do primeiro semestre letivo todos os anos.

Durante o processo, cada participante irá participar de aulas que introduzem conceitos básicos das diferentes frentes, além de resolver desafios práticos semanais no CTF do processo (Obs: não é necessário possuir conhecimentos prévios para participar).

Ao fim do PIng, os participantes que se engajaram e tiverem interesse de continuar no grupo podem iniciar suas participações nas frentes desejadas após assinarem um Termo de Responsabilidade. Esse termo define as diretivas éticas que devem ser respeitadas mediante risco de afastamento temporário ou permanente em caso de infrações.