FAQ
No início de todos os anos desde que o grupo se consolidou realizamos o nosso Processo de Ingresso (PIng), no qual ensinamos conteúdos do que consideramos como uma base para se ter uma visão geral das diferentes áreas presentes na segurança da informação. Assim, os novos membros conseguem ter um conhecimento básico sobre o hacking e conhecer um pouco mais de cada área para saber em qual ou quais frentes do grupo quer frequentar.
Essas aulas, acompanhadas de desafios práticos, costumam durar em aproximadamente três meses e ao fim delas os alunos que tiverem interesse assinam o termo de compromisso e entram no grupo.
Não! Desde que você assista as aulas do PIng até o fim a sua entrada no grupo está garantida (caso assim queira). Não fazemos quaisquer seleções a não ser que você literalmente cometa um crime durante o PIng.
Não! O grupo não é restrito apenas para estudantes da USP, porém para que possa ser considerada um membro oficial do grupo é necessário que a pessoa seja vinculada à USP. No caso em que não seja, ainda é possível a entrada como colaborador, o que permite a participação nas reuniões, palestras, competições e afins que o grupo participará.
Não! Apenas é necessário que possua acesso a um computador e, no caso do ensino remoto, uma conexão à internet para participar. Todo o resto necessário será ensinado ao longo do PIng.
Sim. Vamos te ensinar tudo que precisar para que possa acompanhar junto às suas primeiras matérias da graduação.
Não! Apesar da maioria dos membros serem desses três cursos, temos membros de outros cursos como a matemática aplicada, engenharia elétrica e outros institutos como o IFSC.
Não! Nós encorajamos que os membros experimentem as diferentes áreas e frequentem reuniões e atividades de múltiplas frentes do grupo para descobrir a área que gostam mais. Também não é necessário ficar um determinado tempo em cada frente, você tem a disponibilidade de frequentar (ou deixar de) uma frente quando quiser.
É um termo obrigatório para todos os membros do grupo. Ao assiná-lo você concorda que não irá causar danos a terceiros em nome do Ganesh e caso venha a causá-los deverá arcar com as consequências como indivíduo e o grupo não é responsável pelas suas ações.
A boa notícia é que quanto mais se dedicar mais você vai aprender! Mas para ser um membro fazendo o "mínimo" no grupo pedimos apenas que frequente as reuniões gerais, que duram uma hora por semana e as reuniões de pelo menos uma frente, que duram duas horas por semana.
Capture The Flags, mais conhecidos como CTFs, são competições da área de segurança de informação. Existem diversos tipos dessas competições, porém no mais comum deles são apresentados sistemas ou aplicações vulneráveis a serem invadidas ou quebradas pelos participantes.
Uma vez que o participante cumpre o objetivo do desafio é obtido o acesso a uma flag, que usualmente é um texto do formato Flag{Um4_Fl4g_Aqu1}, que comprova a resolução do problema e pode ser submetida na plataforma da competição, assim ganhando pontos e contabilizando as qualificações dos times.
Caso tenha mais interesse em CTFs, acesse o site ctftime.org ou a nossa plataforma de CTFs.
Na página Contato deste site, por qualquer uma das nossas redes sociais @GaneshICMC ou por meio de membros que conheça. Faça como preferir!
Não podemos prometer nada.. mas quem sabe?